Como desinstalar aplicativos nativos do sistema android

Compartilhe

Ao instalar um ROM customizada você já deve ter se deparado com diversos aplicativos extras do sistema instalados sem uso, e o pior, sem conseguir desinstalá-los.

Você pode estar se perguntando, tá bom, mas e daí, que diferença faz isso. Bom pra mim faz muita diferença. Por exemplo quando eu instalava a ROM Galaxo, a mesma possuía um bug que fazia tocar músicas no alto falante quando você retirava o fone de ouvido. Isso tudo sem você realmente pedir tal função. Então era necessário desinstalar o player padrão para que tudo ocorresse normalmente e sem a falha.

Pois bem, vamos ao trabalho.

A primeira alternativa, e a mais FÁCIL também é instalar um aplicativo. Chama-se Titanium Backup, facilmente encontrado no MARKET.

Mais sobre o Titanium Backup: É um aplicativo que necessita acesso ROOT em seu aparelho, a principal função dele é fazer um backup profundo de seu aparelho, guardando inclusive as configurações dos aplicativos. Por exemplo, guarda até onde você parou em algum jogo. Claro que isso tudo só funciona na versão paga do aplicativo. Para o que eu estou ensinando aqui basta a versão gratuita.

Com ele já instalado, pedirá acesso root, aceite, claro, e basta localizar qualquer aplicativo, inclusive os de sistema e prosseguir com a desinstalação.

Para isso clique em “Backup/Restore” (sem aspas) e lá vai conter as apps instaladas. Basta escolher a que você deseja, clicar levemente sobre ela e as opções aparecerão. Aqui usaremos a opção “Un-install !”

A segunda alternativa para desinstalar qualquer aplicativo, principalmente os de sistema é acessando o dispositivo por linha de comando.

Para isso abra o CMD do window$ e digite adb shell.

Vão aparecer alguns caracteres e digite as seguintes opções:

  1. “su” (sem aspas) como no linux para garantir acesso de root.
  2. “cd data”
  3. “cd app_s (onde ficam os arquivos de sistema)
  4. “ls” (para mostrar todos os aplicativos)
  5. Copie o nome completo, atenção, completo do aplicativo que quer desinstalar e logo após digite como abaixo
  6. Por exemplo o player padrão do android, vc vai digitar “rm Music.apk”

Pronto agora pode desinstalar aplicativos indesejáveis, extras.


logo-app
Titanium Backup ★ root
Titanium Track
0   
pulsante-google-play-store
pulsante-appbrain
qrcode-app

28 Comentários

Adicionar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *